Proposta Pedagógica

Os cursos corporativos em EAD ofertados pela Escola de Governo do IMPARH se desenvolvem com uso de variadas mídias, permitindo o estímulo à práticas pedagógicas pautadas na interconexão da linguagem oral, escrita e digital, enquanto o formato dos cursos setoriais são definidos juntamente com o Órgão demandante.

Este processo ocorre com a utilização de textos, atividades, vídeo aulas, material de apoio, incluindo a participação nos momentos síncronos, promovendo, de forma gradual, a inclusão digital.

Para fazer face às exigências próprias da educação a distância, os conteudistas passaram por uma prévia orientação para a formulação adequada dos conteúdos. Essa estratégia foi estabelecida de forma a ajustá-los à arquitetura instrucional e ao uso de diferentes mídias integradas nos ambientes virtuais de aprendizagem.

No período geral dos cursos, existem datas fixadas para cada módulo. A participação nos fóruns/atividades torna-se fundamental, bem como nos momentos síncronos, sendo estes requisitos para a Certificação do participante.

Relacionado ao processo pedagógico, é adotada a metodologia ativa, pautada nos preceitos da sala de aula invertida, em que os participantes tornam-se protagonistas de sua aprendizagem, estimulando a reflexão a partir da aquisição de um conhecimento prévio como ponto de partida para a construção do saber. 

Neste sentido, o acesso ao material e vídeo aula dar-se-ão anteriormente aos momentos síncronos, permitindo que os participantes se apropriem dos conteúdos que serão aprofundados e debatidos nos momentos de dialogicidade com o(a) instrutor(a). 

O participante será considerado satisfatório e alcançará a condição de APROVADO se realizar todas as atividades propostas durante o curso e participar dos momentos síncronos para a composição da frequência, o que é definido a partir da carga horária, em que o tempo de tolerância de atraso se situa em 30 min, sendo 2 atrasos considerados como uma falta.

Ao final do Curso é realizada a Avaliação de Reação, que permite aferir a qualidade do curso e do(a) instrutor(a) na percepção dos participantes.